quinta-feira, 17 de abril de 2008

A vecchiaia é bruta

Bongiorno signora, bongiorno caríssimo. Os italiano dizem qui a vecchiaia non é una batalha; é um massacro. É vero. A cada giorno qui passa as coisa piora pros vecchio. As perna dói, os braço adormece, a testa lateja, o fôlego falha, os pés incha, as costa dobra, o pescoço non vira mais direito, os dedo perde a força...

Tutto giorno a luta é pra conseguir sair da cama e enfrentare mais uma guerra da sobrevivência. É um esforço terribile pra se pôr de pé, se enfrentar diante do espelho, colocar as roupa e sair na rua.

A vecchiaia se torna mais pesada, cuando se defronta pela matina com as manchete do giornale. Juro per Dio, caríssima, qui se for comprovada a culpabilitá de questo casale, pai e madrasta da bambina Isabella, io garanto qui vou estar lá no tribunale pra dar um tapa, com a mano bem aberta, na cara desses maledetto. Perche non é digno de um seres humano fazer uma barbaritá dessas. Non, signora. Nem os cane fazem isso. Si esses dois forem mesmo os culpado, eles devia ser banido da espécie humana. Os americano precisava botar esses disgraciato numa nave espaciale e deixar eles lá em Marte, com os marciano.

Mais io falava da vecchiaia perche a povera da mia sogra non se lembra mais de nada. O célebro dela é como se fosse uma citá iluminada, com os quarteirão apagando aos pouco. Ela acha qui a mia signora, qui é filha dela, é na realitá a mamma dela. Um giorno ela me dice qui estava sendo bem tratada "na institucione". Io dice: "Mia cara sogra, a signora non está em uma institucione de vecchio. A signora está em su casa, tratada com multo carino por suas filha e neta e neto".

Ela é turrona e insistia: "Fica tranquilo, qui estão me tratando bem. São umas menina multo esperta e gosta multo de mim".
Io insistia: "Mais são suas filha, suas neta, seus neto. A signora está em su casa, com sua família".
E ela: "Fica tranquilo. Eles me trata bem. É um bono hospitale questo lugar".

Bene, o pior, caríssimo, ainda estava por vir. Na domenica passada, nóis estava no almoço, começando a comer nossos macarrão e questa belíssima picanha assada, cuando a mia sogra olhou pra mim, com multo carino e amore, e me chamou de "mio marido".
As pessoa riro, se divertiro, perche ela e io, ao longo de nossas existência, nunca fomo de se dar multos beijo e abraço, si é qui o signore me entende. Mais, no finale da vita, a gente acaba perdoando tutto. Até ser chamado de "marido" pela sogra da gente.
Fica com Dio, com as benção de Gesu e Nossa Signora de Aparecida.
Arrivederci.

Nenhum comentário: