sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Al mestre Suga, com carino

Um dos lugar qui são mais famoso desta regione na luta do giudô é la Grand Academia do Mestre Suga. Fica ali perto da rua Municipale, vizinho a mia pizzaria preferida, a Cantina do Gino. O lugar parece um cenário de filmo. Desde os tempo qui meus filho estudaro lá, até os meus neto agora, nunca a mudado.
É sempre aquela passagio pelo laterale da perfumada floricultura, o caminho sombreado pelo meio de umas trezenta árvore, a passagem romântica pelos jardim de giaponês até qui se chega num salon imenso, com todos os menino e as menina vestido daquele jeito orientale pra aprender a se defender das maldade do mondo. Tutta as vez qui io vou lá me dá idéia daquele filme do Menino do Karatê, qui a televisione passa as tarde.
O mestre Suga tene uma história de vita riquíssima. A própria Câmara dos Vereador deu pra ele o título de cidadao de São Bernardo, em reconhecimento a tutto de bono qui questo uómini a fato pela citá. Otro giorno desses foi lá no bar do Pinhata um cavalieri, devia ter uns 60 anni, qui nos contou uma história exemplar. Ele falou qui era um bambino malvado, desses qui brigava com a mamma e o papa. “Io era um vagabondo. Non queria saber de nada na vita.” Desesperato, sem saber o qui fazer, o pai de questo cavalieri colocou ele pra aprender a lutar giudô com o Mestre Suga. “Lá, io virei gente. Esse giaponês lutadore me colocou nos trilho da vita. Deixei de ser vagabondo. Virei uma persona melhor.” Ele contou pra gente, com os olho cheio de lágrima.
Nóis dissemo pra este cavalieri: “E o signor a contado isso pro Mestre Suga?” Ele disse qui um giorno se viu frente a frente com o Mestre. Ficou sem acione. Paralisado. Mudo, como uma estátua de museo. O Mestre a se aproximado dele, olhou bem dos olho do cavalieri e disse: “O signor foi mio aluno, não foi?” Emocionado, ele abraçou o Mestre e chorou como um bambino.
Agora, io non sei se é veritá, mais me dissero qui o Mestre, qui a perdido dois dedo do pé por causa das diabete, vai mudar a academia dele de lugar. Perche os imposto son caro. Fica dificile a manutencione de tutto, com tantos imposto qui o governo cobra de nóis. Isso me deixou multo triste, perche a Academia do Mestre Suga non pertenence mais a ele só. É uma riqueza da citá. São milhar de história qui se cruzaro ali naquela paisagio verdejante, de multa luta, de multo suor, onde se forja diariamente gente melhor pra fazer desse mondo um lugar melhor. Com a palavra, o governo municipale. Fica com Dio. Reza a Gesu e Nossa Senhora da Aparecida, qui sua vita melhora. Procura sempre a felicita. Um giorno ela bate na sua porta. Arrivederci.

Nenhum comentário: