sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

O aniversário das boda

Oggi io e a mia signora fazemo aniversário de casamento. Nóis estamo há tanto tempo casado qui perdemo a conta dos anni qui passamo junto. Devo dire qui a maior parte do tempo vivemo bem junto. Mais devo dire também qui tivemo nossas briga, nossos desentendimento, como qualquer outro casal deste mondo.
Lembro do dia do mio casamento como si tivesse acontecido agora pouco. A festa, os conselho do mio pappa, as palavra do padre no altar e a grand emocione qui io senti na hora de falar que si, qui ia ficar o resto da mia vita ao lado dela, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, como di fato nóis ficamo.
Em muitas união, o que se vê é uma espécie de guerra das guerrilha. O mio nono e a mia nona, por exemplo, vivia às turra. O mio nono gritava de um lado, a nona esgoelava de otro; era uma maledeta de uma confusione. Lembro da mia nona na cozinha, murmurando entre os dente, enquanto olhava pros lado pra ver se o mio nono estava vendo ela xingar ele bem baixinho: “Vecchio disgraciato, tomara qui me caia um raio na sua testa”. Às vezes, ela mesma si xingava a si própria: “Queria ter nascido uma camela no deserto do que ser obrigada a viver junto desse uómini”.
Ela pegava uma faca, fingia qui ia se enfiar a lâmina no coraçon, enquanto ele jurava qui ia se atirar debaixo da “prima carroça qui virar as esquina”. Cinco minuto depois, era como si nada tivesse acontecido.
O mio amice Ademiro de Medicis, grand colunista deste giornale e defensor irredutibile das 341 árvore da Chácara Silvestre, me contou uma piada. Disse que o nono ia morrer e os médico acharo melhor ele passar seus último momento junto da família. O povero foi pra casa. Deitou na cama. Ficou esperando a morte e enquanto ela não vinha sentiu aquele cheiro delicioso qui vinha da cozinha. Chamou o neto e pediu: “Bambino, pede pra nona um pedaço da pastieri qui ela acabou de fazer”. O menino foi e voltou logo em seguida: “A nona disse qui no”.
Indignado, o nono começou a gritar: “Perche, porca miséria? Perche ela non quer me dar um pedaço?”“A nona disse qui é pro velório”.

Nenhum comentário: