sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

O cavalieri Pasquale

Questa settimana a sido do bambino Alemao de Sao Bernardo. É Alemao pra cá, Alemao pra lá, nas capa das revista, nos giornale, é tanto Alemao qui io a dito pros mios amice: “Porca miséria, qui io vivi tutta a mia vita em Sao Bernardo e non sei quem é questo bambino. O qui ele a fato exatamente?”
Me dissero qui ele ficou uns giorno preso dentro de uma mansione, dessas com piscina, namorando umas dona maravilhosa e a televisione a filmato tutto. Devo dire qui na mia época o único lugar qui a gente ficava preso era naquela salinha escura e apertada, atrás da mesa do delegado, por onde se via o sol nascer quadriculato e sem nensuna dona loira por perto. Os tempo mudaro. É vero.
E é bom qui os tempo mude mesmo. A signora já imaginou si fosse sempre tutto iguale qui cosa chata qui ia ser as nossa vita? A renovacione faz parte das nossa existência e oggi é o dia qui se comemora o renascimento. Viva a Páscoa! Viva Gesu ressuscitado.
A Páscoa sempre me lembra do cavalieri Pasquale. Questo signore era multo elegante, gentil com as dama e sempre afetuoso com os vizinho. “Um gentleman”, as pessoas de antigamente costumava dizer. Um gentleman perche ele parecia um inglês daqueles antigo, sempre de terno e gravata, o sapato engraxado, brilhante, impecábile.
Bene, tutto qui o cavalieri Pasquale tinha de civilidade e educacione, o filho dele era ao contrário. O ragazzo fazia tutto errado. Si o pai mandava ele pára, ele corria; si o pai pedia pra ele descer, ele subia. Um gióvane do contra. Um dia, o filho do cavalieri Pasquale a fato uma bobagem daquelas imperdoábile: ele roubou um carro e levou os amice pra passear pela citá. No dia seguinte, o signore Pasquale foi chamado na delegacia. Su filho estava atrás das grade, preso como um delinqüenti.
Si fosse um dos mios bambino, acho qui io ia bater a testa na parede até quebrá os tijolo. Mais o cavalieri Pasquale viu naquela situacione desesperata uma chance de inverter o destino de su ragazzo. Ele e o filho se uniro na desgrazia. Ficaro junto como nunca antes tinham ficado. O moço a cumprido pena. Passou pelas humilhação da cadeia e, cuando a saído, su vita a mudado da água pro vino. O milacro da transubstanciaçone. Ele largou as má companhia, voltou a ter amor pelos livro e deu paz pras manchete dos giornale. Na terça-feira da settimana passada, quando fez um calor de fim de mondo, io a passado multo male. Achei qui mios giorno em cima da Terra tinha acabado. Fui no hospitale me consultar. Um médico geriatra me atendeu com multo carino e gentileza. Ele me a dado uma receita e quando io olhei o nome dele vi o sobrenome do cavalieri Pasquale. Perguntei se ele conhecia o signore gentleman. E ele me respondeu: “Sou su filho”. Ainda non era Páscoa, mais certamente se via ali o milacro do renascimento.

Nenhum comentário: