sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Américo Brasiliense

. Io sempre qui passo ali em frente a questa belíssima escola Américo Brasiliense sinto um piu de inveja. Em São Bernardo, a mia citá, nós não temos uma construcione com tanta história e significado. Acredito qui os morador de Santo André são orgulhoso daquele prédio imponente, belíssimo, qui a sido reformado, pintado e iluminado na gestione do saudoso prefeito Celso Daniel.
O signore sabe qui Américo Brasiliense a sido um brasiliano famoso, um grand jurista, um uómini das lei. Cuando as pessoa nem pensava em fazer uma Constitucione, aparecia o Américo Brasiliense com a Constitucione já pronta, acabada, faltando só ser aprovada pelos governo daquela época, finale do século 19.
Devo dire o prédio em si não é nada. É um amontoado de cimento, pedra e areia. O qui faz o edifício ganhar importância perante as população são as pessoa qui fica lá dentro. O qui essas pessoa faz em benefício da cultura, da educacione e da felicitá da humanidade.
E o Américo Brasiliense, como institucione de ensino, a fato história em nostra regione. Os professor era valoroso e os aluno aprendia tanto qui entrava direto nas faculdade. Havia ali um pólo de producione culturale e multo dinamismo político. Mio filho mais novo a estudado lá e participava das disputa pelo Centro dos Acadêmico, dividido entre os Matraga (o símbolo era uma bota vecchia) e os Sigimund. Havia as ginkana qui ficaro famosa. A seriedade no ensino fazia as criança estudá até as cinco hora da tarde do sábado.
Oggi, io sinto uma tristeza imensa, uma dolore profunda em mio coraçon, cuando leio no Diário aquela notícia de um aluno espancado no Américo Brasiliense. Foram cinco covarde qui se juntaro pra bater nele. Deixaro a coluna cervicale do moço estorta, quebraro com a cravícula e machucaro a perna do rapaz de 17 anni.
Os moço covarde qui se junta pra espancar os outro non se pode evitar. Sempre vai existir questo tipo de gente maledeta. O qui io na mia simplicitá non consigo me compreender é a participacione de uma signora no espancamento.
Tutto a sido feito com o testemunho de uma mãe, uma signora qui a assistido tutto e non a fato nada. Ela non levantou um dedo em defesa da civilizacione humana. Ela até parece qui extraiu algum piacere naquele momento fatídico.
Uma desgracia para Santo André, uma disgracia para a história do Américo Brasiliense, uma disgracia para a nostra querida regione.O signore e a signora me perdoe, mais io tinha esta angústia no mio core e non podia deixar passar em brancas nuvem.

Nenhum comentário: