sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Namorada mia

Devo dire qui amanhã é o Giorno dos Namorado. Os moço vão gastá dinheiro comprando chocolate, flor e profumo pra dá di presente pras dona.
Cuando io casei, non havia o Giorno dos Namorado. Pra dizer a verdade, non tenia nensuno desses dia de comemoração moderno. Non tenia Dia das Mãe, Dia dos Pai, das Criança. Mesmo assim a gente fazia multa festa.
A maior de todas era as Festa Junina. Era um mês de fogueira, de comida gostosa, de multo balon e rojão. Era um mês qui se dançava a quadrilha: as dama e os cavalheiro si cumprimentava, trocava de lado e fazia o túnel. Qui delícia qui era! Oggi, as coisa mudaro tanto qui eles faz a Festa Junina até em Julho. O signore acredita num absurdo desse?
Mais já me perdi nos pensamento. Io estava falando do Giorno dos Namorado e non das Festa Junina. Como non havia essa homenagem às dona qui fazem a felicitá da gente, então, io aproveito os novos tempo pra comprá galanteio para a mia signora. Só non vou dizer o qui io comprei este ano pra non estragá a surpresa.
Si tene uma pessoa qui merece ganhá presente, é a mia dona. A coitada me agüenta quasi 50 anni. E sempre com um sorriso no rosto. Pra ela, non tem dia malo. Está sempre felice da vita. A signora non imagina o qui é acordá de manhã bem cedinho e ter uma pessoa a su lado, qui começa o giorno cantando, enquanto prepara o café da matina.
Cuando olho bem pra ela, vejo sempre a mia menina, aquela dona belíssima qui um dia, a multos anni atrás, subiu as escada da Igreja Matriz de São Bernardo pra ser a luz da mia existência. Io sem ela, sou como um planeta sem o calor do Sol: frio e escuro.
Io sempre digo pros mais moço non se desesperá. Um giorno, eles vão encontrá a pessoa qui vai fazer eles feliz pra sempre. Aqueles que diz qui isso nunca vai acontecer, io digo qui eles non sabe o qui estão falando. Acontece assim: o rapaz olha nos olho da dona, sente aquela tontura dos sentido e dice na mesma hora: “É ela! É a signora da mia vita!”
As moça qui ainda non tem namorado precisa ir na terça-feira na igreja. É o giorno de Santo Antônio. Pede uma ajuda pro santo, qui é tão bono e milagroso. Santo Antônio já ajudou tantas dona, perche non ia ajudá a bambina? É só comer o pãozinho, qui o santo abençoou, e esperar o milacro. Assim, esta é uma settimana de multa felicitá. Juntou tutto: o Giorno dos Namorado, o Giorno de Santo Antonio e o jogo da Seleção do Brasile. Cuando io vejo as rua deste Grandíssimo ABC, enfeitada de verde e amarelo, sinto como si os brasileiro, na settimana dos Namorado, estivesse apaixonado pela sua pátria.

Nenhum comentário: