sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

De volta das féria

As minhas féria acabaro e io estou de volta pro batente. Quer dizer, como io sou aposentado só tenho hora mesmo pra bater ponto lá no bar do Pinhata. Mais mesmo assi, uma cosa é ficar na praia, tomando sol na barriga e a outra é ficar preso dentro dos automóbile naquela maledeta da avenida Marginale dos Pinheiro, que pra dizer a veritá non tene pinheiro coisa nenhuma, é só aquele rio fedido e os carros buzinando.
Bene, devo dire qui na mia época de criança a praia era um lugar multo diferente. A primeira diferença é qui as moça ia quasi vestida nas areia. Elas usava uns maiô preto, comprido até as canela. E os uómini umas roupa listrada, também tutto comprida.
Naquela época, caríssimo, demorava umas cinco hora pra chegar em Santos. A gente pegava o trem na estação de Santo André, que seguia até Paranapiacaba. Lá, nóis esperava um bom tempo até a cremalheira vir pegar o nosso trem. Os maledeto dos mosquitinho pólvora comendo nóis. A cremalheira ia na frente, freando o trem pros passageiro non arrebentá as testa nos desfiladeiro da floresta.
A descida da serra era maravilhosa. Uma viagem inesquecíbile. Os mato ficava junto da nossa cara. Si a signora esticasse a mão pra fora da janela do trem, era capaz de ser mordida por um macaco, de tantos bicho qui tinha. A serra era belíssima. Uma riqueza naturale. Tutto tão belo, qui as lágrima pulava dos nosso olhos de tanta felicitá.
Santos era uma citá deserta. Non se via uma persona. Lembro qui tenia só um hotel, o Atlântico, na praia do Gonzaga, qui existe até oggi. Non havia aquelas avenida imponente e majestosa, nem os automóbile qui existe oggi. Passava só um bonde, junto das areia. Era o mar, a areia e os trilho do bonde. Às vezes, a onda vinha com força e trepava por cima do bonde e afogava os passagero.
O Guarujá era uma localidade praticamente inatingibile. As pessoa chegava lá a bordo de um trenzinho, onde se ia sentado numas cadeira de vime. O motorneiro usava umas luva branca de pelica. No Guarujá, morava só os milionário. Era aquelas casa monumentale e só. Mais nada. Pro signore ver como tutto mudou nesse mondo.
Pra dizer a veritá, nem tutto mudou. Na mia viagem de volta a Sao Bernardo, usando o mio automóbile, demorei cinco hora pra chegá em casa. O mesmo tempo qui a mia família demorou pra desembarcá em Santos há 70 anni atrás. Reza pra Gesu proteger su famiglia. Fica com as benção de Dio e di Nossa Senhora de Aparecida. Arrivederci.

Nenhum comentário: