sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Um santo exemplo

Oggi, é o dia das eleição generale no Brasile. Como io digo sempre, qui vença os melhor e qui perca os pior.
O signore sabe qui non tenho muita das experiência com esses computadore. Io sempre faço uma cosa qui non é certa e o povero do equipamento fica tutto apagado. Por isso, chamei na casa mia questo moço Evandro da Rotta, qui é especializato em arrumá as complicação dos computadore.
Enquanto ele me arrumava o equipamento, ia me contando uma história interessante. Ele me disse qui estacionou naquele supermercado grande na Pereira Barreto e, cuando me foi pegar o carro dele, tinha uma mensage no vidro da Fiat azul. O recado dicia: “Bati no su automóbile. Leva lá na mecânica do Trufaldi qui ele arruma”. E trazia o nome do autore da nota, bem embaixo. Um nome árabe.
O Rotta ficou desconfiado. Achou qui ia ser seqüestrado por aquele Bin Laden dos avião. A batida tinha sido nos pára-lama traseiro. Uma bruta de uma amassada. Bene, a signora sabe, o mondo oggi está cheio de gente de maus bofe, qui só pensa em fazer cosa ruim. Assi, o Rotta me levou a Fiat dele na oficina, já se preparando pra uma armadilha.
Mas, cuando ele chegou lá, era mesmo uma funilaria. E melhor do que isso: o dono já estava esperando pelo Rotta e o conserto havia sido pago.
Io contei essa história, pensando em São Francesco. Ele era um moço multo rico, qui abriu mão de tutta suas posse pra servir os pobre. O pai dele falou assim: “Escuta, Francesco, você quer virar hippie, pode virar, mas non vai levá um tostão furado do mio dinheiro”. Sabe o qui o Francesco fez? Ele tirou as roupa. Ficou pelado na frente da corte do pai dele. Naquela época, ele ainda non era santo, portanto podia ficar pelado. Saiu da casa do papa dele como tinha vindo ao mondo. Foi um escândalo na época.
O Diário a publicado esta settimana uma reportage multo interessante sobre São Francesco, assinada por esse mago das palavra, Alessandrino Soares. A reportage falava qui a grandíssima Câmara de Cultura de São Bernardo a organizato uma exposicione com as pintura e escultura de questo santo, qui amava as pessoa, os passarinho e os outro bicho.
Io tenho profunda admiracione por São Francesco. É um dos santo qui io mais gosto, junto com aquele romano Santo Expedito. Pena qui a gente non leva a sério os exemplo dos santo. Mas, de vez em cuando, multo de vez em cuando, a gente fica sabendo de um gesto, de uma ação de solidariedade. É o caso daquele moço qui bateu na Fiat do Rotta e non se escondeu, non se omitiu. Ao contrário, signora, ele a assumido sua culpa e sua responsabilitá.São Francesco dicia qui “onde tiver ódio, qui io leve o amor; onde tiver a ofensa, qui io leve o perdão; onde houve a discórdia, qui io leve a união; onde tiver as treva, qui io leve a luce”. Belas palavra, multo apropriada pro dia de oggi, giorno das eleição generale.

Nenhum comentário: