sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

A internética e a Tognato

O próximo mês, em setembro, faz três anni qui io escrevo neste grandíssimo giornale. É increíbile. Minha esposa me dice, na época, qui io ia ficar famoso. Ela me falou assim: “Cuando você sair nas rua, as pessoa vão te reconhecer e jogar umas boa de umas pedra na sua cabeça”. Bene, devo dire qui ainda não me jogaro pedra em mim. Pelo menos até oggi. Domani nunca se sabe.
Pra comemorar esses quase três anni de colunismo sociale-político-literário, meus netinho sugeriro qui io fizesse um bloguero, essas coisa nova da internética. Nesses bloguero, o signore e a signora escreve os pensamento, as idéia e publica pro mondo inteiro ver pela internética.
Io contei essas minhas idéia lá pros meus amici do Bar do Pinhata. E o disgraciato do Malatesta quase morreu engasgado. O próprio Pinhata, sempre tão comedido nas suas opinião, balançou a cabeça, como se io dissesse qui tinha descoberto pelo mio telescópio gente passeando na Lua.
O Chiquinho Boca Aberta, um dos maior giocatore de bocha de tutto os tempo, me dice assim: “Beppo, como é qui você vai me escrever um bloguero na internética, se nem ligar os computadore você me sabe fazer?”
O Malatesta non dizia nada. Só ria. Se esgoelava de dar risada. Riu tanto de mim qui Gesu castigou ele e quase qui o infelice me morre engasgado com os torresmo e o vino. Começou a ficar roxo, a perder as cor do rosto, até qui o Pinhata deu uns soco nas costa dele e o torresmo saiu voando pela boca como se fosse um missile dos americano.
Assim, como tutto os mios amice riro de mim, acharo qui io nunca ia conseguir fazer, decidi de uma vez por todas, só pra fazer raiva pra eles, qui vou escrever o mio bloguero na internética. Vai começar no mês qui vem, cuando io completar três anni de intenso ativismo colunístico.
Isto é, se Dio me manter em cima dos pé até lá.
Devo dire qui questa settimana fiquei multo triste e pesaroso pelo desaparecimento da fábrica da Fiação e Tecelagem Tognato. Em 2008, ia fazer 100 anni que questo prédio estava lá naquele mesmo lugar, nas proximitá do Paço Municipale e nas vizinhança do moderníssimo shopping Metrópole.
O problema é qui a Giustiça arrastou os prédio, por causa de umas dívida. Cuando foi na quarta-feira, io passei por lá e non vi mais a edificacione. A Tognato, qui fabricava cobertor, havia desaparecido para sempre. No lugar dela, se via os trator demolindo os bloco de cimento, apagando a história pra escrever outra no lugar.Fica com Dio, qui Gesu e Nossa Senhora da Aparecida proteja sua família e as pessoa qui o signore e a signora ama. Arrivederci.

Nenhum comentário: