sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Os herói da emancipacione

Nesta quinta-feira, 30 de novembre, Sao Bernardo me comemora 62 anni de emancipacione. Foi uma bela de uma história, cheia de personage heróico e gente destemida.
É qui antigamente, na época em qui só os cavalo puxava carroça (oggi, tem mais homem puxando carroça qui os cavalo propriamente dito), tutto isso que a gente chama de Grande ABC, era conhecido pelo nome de Sao Bernardo. Non tenia SaoCaetano, nem Mauá, nem Ribeiron Pires, nada. Era tutto Sao Bernardo.
Depois qui foi construída a Estrada de Ferro, Santo André se tornou mais importante, por causa da estacione, e aí, caro signore, tutto qui era Sao Bernardo mudou de nome e virou Santo André.
Isso deixou os italiano de Sao Bernardo com as pulga e os carrapato atrás das orelha. Eles ficaro multo bravo e começaro um grand movimento pra Sao Bernardo voltar a ser Sao Bernardo.
Como eles não tinha força política, foram pedir ajuda pro “Inglês”, como era conhecido o signore Wallace Simonsen, um banqueiro qui abriu a prima agência do Banco Noroeste de Sao Bernardo.
Em 1939, o “Inglês” foi falar com o Getúlio, que disse: “Prometo solenemente recolocar a cabeça de onde ela foi extripada”. A cabeça non era uma cabeça de gente. A menina non precisa se assustar. O qui ele queria dizer é qui Sao Bernardo ia voltar a existir novamente, como uma citá, bela, majestosa.
Assim, depois de multa luta política, com gigantesca manifestacione, e milhares de panfleto produzido e discurso proferido, o movimento dos emancipacionista venceu e no giorno, 30 de novembre de 1944, Sao Bernardo voltou a ser uma citá novamente.
Naquele momento de festa e comemoracione, Sao Bernardo ganhou um hino, cujas letra foram escrita pelo “Inglês” e a música composta pelo João Silvério Gomes, qui era negro, marcineiro notábile e músico renomado (oggi, disgraciadamente, as música do Silvério apodrece no prédio da Corporação Musicale Carlos Gomes).
Io e o mio amice Ademiro de Medicis, grandíssimo memorialista do Grande ABC, juntamente com o Gianello, de SaoCaetano, vamos prestar nossa justa omenagio aos emancipacionista. Nesta quinta-feira, estaremo lá na Piazza Lauro Gomes, depositando umas flor no busto do “Inglês”, qui, managia mia, acabou indo parar naquela piazza, batizada com o nome do famoso síndaco, nensuno sabe explicar por quê. Mia sincera omenagio às famiglia emancipacionista Setti, Corazza, Mielli, Ronchetti, Pelozini, D’Angelo, Cardamone, Lazzuri, Basso, Miolaro, Zincaglia, Zanella e tantas otra qui lutaro pela glória de nostra citá.

Nenhum comentário: