sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

As rua vazia

Outro giorno, saí de casa pra comprar fumo pro meu cachimbo e tomei um susto: as pessoa tinha sumido. Aquelas rua cheia de gente e de automóbile, em volta da Marechale Deodoro, havia virado um deserto.
Juro por Dio, signora, qui o primo pensamento qui me passou pela cabeça foi qui io tenia morrido. Pensei assim: “Então, é dessa maneira qui os fantasma fica, andando pelas rua vazia, sem vê nensuno”.
Bene, io non tinha morrido e as pessoa também non havia ido embora do mondo. Era o dia do jogo do Brasile. Com essa mia cabeça de vecchio, me esqueci completamente. A mia signora fica vendo aquelas novela do SBT, qui passa à tarde, e io costumo dormi um poço, dopo terminado o almoço. Io faço a sesta, qui é multo bono pra pessoa vecchia e pros moço também.
Io almocei questo belo prato de spaghetti com molho di tomate, porpeta de carne, due belíssimo copo de vinho tinto, cheio até a boca; e de sobremesa, minha signora a fato questa torta de ricota com grão de trigo. Io a magiato como um desgraciato. Comi mesmo até me esgonfiá. A mia barriga ficou grand e redonda como a do giocatore Ronaldo. Assim, pus mio pijama e fui dormi.
Cuando acordei, troquei de roupa, vesti mio paletó de lã, a boina e sai pelas rua de São Bernardo pra comprar o fumo do mio cachimbo. Foi nessa hora qui tomei aquele susto. Tutto silencioso, quieto, morto. Era de deixá os pêlo da cabeça arrepiado qui era.
Nem preciso dizer qui a loja do fumo estava fechada. Assim, como todas as loja qui io a encontrado pelo camino. O signore non imagina qui tranqüilidade qui é andá pelas rua, enquanto o Brasile joga. A gente ouve os passarinho cantando, ouve até os passo da gente mesmo na calçada. É o gato qui se aproxima, olha e salta pelos muro; o vento sutil, qui balança as folha das árvore.
De repente, como se eles tivesse tutto combinado, saíram ao mesmo tempo das casa. Os torcedor apitava as corneta, soltava os rojão, gritava, buzinava os automóbile. Eles estavam tutto feliz da vida.
Oggi, o Brasil joga novamente. Convido o signore e a signora a fazer uma cosa diferente, enquanto os bambini estiver vendo a TV: sai na rua e dá uma volta no quarteirão. Non precisa perder o jogo inteiro. Dá só uma volta, perto de sua casa.
A gente fica só com os nosso pensamento, o silêncio em volta e entende qui uma partida de futebole é só uma partida de futebole. Non é o fim do mondo, nem motivo de sofrimento. É belo a gente se envolvere com um belo selecionado como o brasiliano, mas também é belo a gente conseguir saber se distanciar, manter a serenidade, enquanto o mondo em volta parece ter ficado maluco.

Nenhum comentário: