sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Um inverno caldo

Devo dire qui na quinta-feira quase qui io me derreti na rua. Estava em casa mia e dice pra mia signora: “Está fredo ou caldo lá fora?” Ela me dice: “Um fredo disgraciato, qui me bate os dente”.
Bene, é fato qui as dona sente mais frio qui os uomini. Mesmo assim, saí de casa de terno de lã, colete e boina. Nos pé, aquele sapato preto de couro de sola dupla. Antes de chegá no Clube Bochófilo de São Bernardo, o sol já tinha me derretido o célebro. É vero. O qui era célebro tenia virado uma pasta.
Era um calor maledeto, na quinta-feira passata, um caldo dos deserto africano. Os termômetro das rua marcava 30 grau. “Gesu, amado! Cuando é qui antigamente me fazia 30 grau no inverno?”, io perguntei pros meus amigo do Clube Bochófilo e tutto eles dissero qui o mondo estava mesmo com as perna pros ar.
Cuando io era bambino, lembro do mio pappa forrando os colchão e os sapato com giornale por causa do fredo. A mia mamma punha aquelas panela com álcool em fogo pra esquentá o banheiro. Fazia tanto fredo qui uma pessoa pelada no banheiro morria congelata, iguale um pinguino.
Naquela época, era quatro da tarde e non se enxergava mais nada. Sao Bernardo desaparecia do mapa, com aquela neblina qui tomava conta de tutto. Mesmo mais recente, nos anos 70, a gente olhava o prédio do Paço e dicia: “Roubaro o Paço! Roubaro o Paço!”, perche non se enxergava o prédio do prefeito. Na mia rua, as família se reunia pra vê o reflexo das luz da Anchieta. Era umas luz de vapore qui me parecia fogo. Era belo e assustadore.
Nessa época do ano, o Tosi punha as lata com água no quintale só pra ver o gelo qui se formava em cima. As benzedeira trabalhava dobrado, principalmente, por causa dos vecchio qui tinha multa dor nas costa. As benzedeira usava uns óleo de cozinha milagroso. Si o vecchio non podia dobrá as costa, depois de benzido com o óleo, ficava qui era um bambino, pronto pra jogá futebole si precisasse.
Cuando as benzedeira non dava jeito, os doente procurava o dotore Hugo Heitgen, um grand clínico generale, qui sabia curá de tutto: diabetes, alergia, tosse comprida, tosse curta. Curava qualquer coisa. Perdi as conta das vez qui levei meus bambino no dotore Heitgen por causa das garganta inflamada. Ele pegava uns canudo com algodone, punha no colubiazol e lancetava as amídala das criança.
Infelizmente, Sao Bernardo non tene uma rua ciamada dotore Hugo Heitgen. Mais devia ter. Seria uma giusta homenagio a um uomini qui só fez bem pro povo de Sao Bernardo e deste grandíssimo ABC. Agora, o signore e a signora me dão licença que eu preciso passar na casa do Pedro Rocco, o primo do Pinhata. Nóis vamo na Igreja Matriz de São Bernardo. Oggi, é a terceira domenica do mês e tem missa rezada em italiano ao meio dia.

Nenhum comentário: