segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Arrivederci

Escrevo questa coluna pela última vez no giornale Diário do Grande ABC. Foram três anni de multa felicitá e piacere. Multos lettore me escrevero, sempre com carino e respeto.
Devo dire qui no começo, cuando comecei a colocar no computadore os pensamento da mi cabeça, a mia signora a ficado preocupada. Ela achava qui os lettore revoltado ia pôr abaixo questo grandíssimo giornale.
"Um giorno eles se cansa das bobage qui você escreve, seu maledetto, e vão empastelar o prédio do Diário", ela me dicia.
Passaro os tempo, o prédio do Diário a permanecido no lugar e io mesmo nunca qui me levei uma pedrata na cabeça. Ao contrário, os lettore me enviaro livro de aventura, de poesia, belas carta e até um estudante de comunicacione sociale me convidou pra dar umas palestra.
Lá no Bar do Pinhata, os mios amici me chamava de “giornalista” e até nas rua os vizinho me cumprimentava, com um aceno. Os homem levantava o chapéu. Quer dizer, fazia aquele gesto de levantare o chapelo, perche oggi nensuno mais usa questo ornamento.
Nesses três anni, io a procurado contar a história das pessoa da mia vila, com multa dignidade e respeito. Teve vez qui io a ficado multo chateado, como cuando a povera cachorrinha Cindy a morrido sufocada, presa dentro de um carro no estacionamento de um shopping da regione.
Mais no generale espero ter divertido os lettore com as mias história, tutta elas verdadeira e por isso mesmo nem sempre com pé e cabeça nos lugar qui deveria.
Agradeço do fundo do coracione ao mio grand amice Evenson Dotto, “o dono do giornale”, qui me a proporcionado questa grand aventura.
Agradeço aos lettore qui me escrevero pra comentar as bobage qui io escrevia.
E quero fazere um agradecimento speciale à lettora Badiha Jarouche, qui me a escrito tutta as settimana, desde qui questa coluna a começado, e, citando o nome dela, homenagear tutto os mios lettore.
Como dicia o grand Juó Bananére, “poeta, barbière e soldato”, eterno “gandidato a Academia Baolista de Letras”, “vai a primiéra pombigna dispertada, I maise otra vai disposa da primiéra; I otra maise, i maise otra, i assi dista maniera,Vai s'imbota tutta pombarada”.
Assim como as pombigna do Juó Bananére, io também ponho a mia viola no saco e vou m’embora.
Fica com Dio. Qui Gesu e Nossa Senhora da Aparecida proteja tutta su famiglia. Arrivederci.

14 comentários:

Danilo Angrimani disse...

Estou sentindo um punhal atravessado em meu coração.

Não estou querendo acreditar, ainda acho que é uma brincadeira e só vou acreditar quando vir o jornal do próximo domingo.

Não é possível Beppo! Uma coluna tão maravilhosa que recebia tantas cartas.

Pelo jeito não foi sua a decisão e por isso mandarei uma carta para o Diário reclamando e exigindo uma explicação.

Com relação a homenagem especial que você me fez, não tenho palavras. Ainda estou em estado de choque e vou lhe escrever com mais calma.

Um fortíssimo abraço
Badiha

Danilo Angrimani disse...

Eu e meu marido Paulo gostaríamos de saber pq foi retirada as histórias de Beppo Moratti do Diário do Grande ABC, ficamos mto tristes pela falta que fará nos nossos domingos. Aguardamos ansiosos uma resposta, Boa noite

Danilo Angrimani disse...

Boa Tarde Sr. Beppo,

meu nome é Edinir e é com muita tristeza que eu li sua coluna de despedida do jornal neste domingo.Já faz bastante tempo que eu venho recebendo diariamente o jornal (como cortesia) na janela da minha casa, se bem que as vezes ele é atirado sobre o telhado, outras enrosca nas plantas... O fato é que eu nem sei bem porquê, mas tenho sido presenteada todos os dias. Presente maior é aos domingos quando leio sua coluna. A maneira como o Sr. descreve suas vivencias e sentimentos me fazem rir e me emocionar. É como se eu mesma estivesse vivendo tudo aquilo. Tenho muita vontade de conhecer o Bar do Pinhata, os lugares descritos em muitos artigos e toda aquela gente que de uma maneira ou outra te fizeram escrever sobre elas. Se um dia Deus me concedesse gostaria também de conhecer o Sr. e sua esposa.
Morei em São Bernardo desde menina (perto dos Meninos) e muitas das suas lembranças também me foram bem familiares. Se um dia o Sr. tiver o seu Blog, quero estar atenta e não perder nenhum lance.
Meus filhos também se entristeceram em saber que eu não mais vou correndo até eles dizendo: escuta só a coluna do meu amigo Beppo! e aí eu começava a ler pra eles.

Fica com Dio.Qui Gesu proteja tutta su famiglia.

Danilo Angrimani disse...

bom dia bepoo:
hoje eu nao sei se a minha macarronada vai ter mesmo sabor.
eu ja me acostumei com o seu bate papo todo domingo,voce
hoje me deixou muito triste, com a sua despedida do jornal que
assino a muito tempo.
espero que seja de sua vontade esta despedida,estou com o coracao
apertado aqui dentro do peito.a sua conversa me faz lembrar o tempo
de crianca quando eu hovia as conversas de meus tios de meus avos.
meus pais em fim das pessoas que eu convivi no meu tempo de crianca.
neste tempo que eu li a sua coluna parecia que estava voltando o tempo.
tchau bambino feliz natal e muita sorte pra toda sua vida.



nelson munhoz quiles

Danilo Angrimani disse...

Prezado Beppo, porque o sr. não vai mais escrever? Eunão via a hora de chegar o domindo para ler a sua coluna.
Um abraço
Franco.

Danilo Angrimani disse...

Caro Beppo,

Fiquei muito triste de constatar que sua coluna vai deixar de existir.

Tive uma namorada aí no ABC, por isso tomei conhecimento dos seus textos dominicais no Diário. Lia sempre que estava aí. A magia da internet tornou possível que eu continuasse sendo seu leitor mesmo à distância.

Esperava toda semana pela oportunidade de rir mais um pouco com suas estórias e, de alguma forma, elas me aproximavam daí da região, e também da minha ex-namorada.

Ela é assinante do Diário, de modo que eu sei que é a primeira coisa que ela lê aos domingos. Sendo assim, algumas vezes usei a desculpa de comentar sua coluna para ligar ou mandar algum e-mail no fim de semana.

E foi assim que, mesmo morando a 400Km de distância, continuamos a manter contato. E, pelo jeito (não quero comemorar antes da hora, que dá azar), nós vamos voltar a ser namorados, porque descobrimos que sentimos muito a falta um do outro. De uma certa maneira, você é um pouco o padrinho desta possível volta.

Caso você volte a escrever em outro veículo de comunicação, ou pela internet, por favor avise aos seus leitores. Sentiremos saudades.

Fica com Deus.

Grande abraço,
Affonso.

Danilo Angrimani disse...

Caríssimo Beppo,

Você não me conhece, mas mesmo assim quero registrar o meu desapontamento ao ler sua coluna deste domingo. Fiquei triste ao ler que esta seria a ultima. Aos domingos, a primeira coisa que faço e procurar a sua coluna e remeter-me a uma São Bernardo que hoje nao mais existe.Que saudades daquela Sao Bernardo! E voce preenchia esta lacuna com as suas historias sensacionais.
Mas como tudo que e bom acaba... Arrivederci.

Omar Cassim Filho

Danilo Angrimani disse...

Caro Beppo,

Domingo, como faço sempre, desci logo cedo na garagem do prédio para buscar o Diário.
A primeira coisa que leio sempre é sua coluna. E qual não foi minha surpresa quando me deparo com sua carta de despedida.
Primeiramente achei que estava sonhando, depois baixou uma grande tristeza. Como serão as minhas manhãs de domingos?? Realmente muito sem graça sem as suas lembranças.Sem as suas estórias sobre nossa tão querida cidade. Cidade onde eu nasci e onde quase todos se conhecem apesar da correria.
Tenho certeza que como eu, muitas pessoas ficarão bastante tristes e sem entender o por quê. Se essa coluna faz a alegria dos que nasceram nessa cidade grande e ao mesmo tempo tão pequena!!
Acho que deve haver um motivo muito forte para essa despedida.
Quero agradece-lo por tudo e espero que um dia possa fazer isso pessoalmente.

Um grande beijo e que Deus e Nossa Senhora abençoe você e sua família.

Silvia Grosso

Rosângela disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rosângela disse...

Beppo

Que bom que entrou no blog. Agora todo mundo pode ter acesso e fazer os comentários direto para você e todo mundo pode ver. Que bom que seguiu o conselho de um velha (ou melhor, antiga) amiga. Tomara que nossas outras amigas, a Paola, a Neusa e aqueles meninos que esqueci o nome, também pudessem ter um espaço como este.

Outro dia, não tive como agradecer sua ligação, naquela segundona, depois que o Corinthians empatou com o Grêmio e o Goíás ganhou do Internacional. Percebi que seu choro era verdadeiro. É sempre bom ouvir as palavras de uma pessoa experiente (em segunda, ih,ih,ih).

bjs

rosângela

Danilo Angrimani disse...

Sr Beppo,

Fiquei muito triste com sua despedida, pois todos os domingos nao deixava de ler sua coluna, na qual matava suadades de meu nono.

Desejamos Feliz Natal e feliz Ano Novo em sua nova jornada.

Angela Rose Stanziani Higino
São Caetano do Sul

Danilo Angrimani disse...

Realmente é uma pena que o "Diário" tenha tirado a coluna Cosa Nostra do Sr. Beppo Moratti.

Textos alegres, divertidos, inocentes..., verdadeiras lições de vida.

Colunas de Sílvio Lancelotti e Paulo Coelho podem ser encontradas em dezenas de outros órgãos de imprensa , mas a sabedoria do Sr. Beppo Moratti somente o "Diário" possuia e, lamentavelmente, abriu mão dela.

Atenciosamente

Badiha Moustapha Jarouche

Edinir disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edinir disse...

Já se passou uma semana.O jornal de domingo não tem a mesma graça e emoção.Não tenho mais porquê de correr e abri-lo.É tudo muito comum.Muito igual.
Um grande abraço!

Edinir