sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

A Chácara Centenária

Em questa settimana do Carnavale, io non fui dançar com as columbina. Non signora. Senão a mia esposa me expulsava de casa. Na terça-feira, enquanto as escola de samba desfilava e as porta-bandeira fazia as evolucione na avenida, io entrava em uma espécie de paraíso. Fui visitar o mio amice Albino Medici, zio de questo grand memorialista do Diário, Ademiro de Medicis.
O Albino me mora em um pedaço do céu, esquecido em São Bernardo. O signore vai me chamar de bujardo, dizer qui io só falo mentira, mais ele mora em uma reserva particolare das Mata Atlântica.
As entrada da Chácara Centenária, onde vive o Albino, se faz por uma subida, um corredore de sombra, protegido pelas planta. A gente se sente o próprio Giulio César entrando em Roma, depois das batalha. A chácara é uma maravilha. Tem as jabuticaba, as ameixa, as jaca, os caqui, os abacate, os cambuci. A gente olha e vê os bambuzal, os coqueiro, os pinheiro, as bananeira e aquelas árvore gigante de cedro, qui os antigo fazia as embarcacione do passado. Tem até poço na casa do Albino.
Ele é casado há 56 anni com a signora Tranqüila Pessoni. Eles tivero 5 filho, 7 netinho e 1 bisneto. Uma beleza de família. Io a conhecido o Albino quando ele laborava na fábrica dos tecelão Pelosini. Depois, ele trabalhou nas fábrica de móvel dos alemão. Lembro dele pequeno, se equilibrando em cima de uma carroça, carregada de carvão ensacado, que ia ser vendido pelo pappa dele em Santo André. Na volta, eles passava na selaria do Ângelo Sbrighi.
O Albino tem 83 anni e vai se mudar da casa. Essa casa existe no mesmo lugar há 120 anni e onde nascero os pais e os nono dele. Ele non agüenta mais pagar tanto imposto. Como a chácara é multo grand, o imposto é multo alto. Io dice pra ele qui si o Brasile fosse um país sério, a Prefeitura de São Bernardo é qui tinha qui pagar pra ele morar lá. Perche as árvore são oggi uma riqueza multo importante pra tutto il mondo. Non se pode cobrar tanto imposto de alguém qui preserva um pedaço maravilhoso das mata. São muitas as lembrança. A maioria delas momentos de multa felicitá e piacere passados junto da família. Ele me disse qui si um giorno vender mesmo a chácara, non vai querer nem mais passar pela porta de tanto qui o coração dele vai sofrer. Non só o dele, o mio também vai sofrer multo.

Nenhum comentário: