sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

O Dia de Nossa Senhora

Questa settimana qui se inicia é a comemoracione do giorno de Nossa Senhora. É a padroeira do Brasile, uma santa qui a fato multos milacro e qui a ajudato milhares de persona nos últimos 2.000 anni.
Infelizmente, non vou poder ir lá na Basílica da citá de Aparecida, perche os inconveniente da idade me obriga a descansar. Io qui tutta a mia vita fui um uómini de multa ação e trabalho, agora me fico mais em casa mia do qui nas rua batendo perna, como se dice na gíria dos moço.
Io queria falar dos santo e da santa. Mesmo qui a persona non acredite em nada, qui seja um ateu, desses iguale a questo signore Richard Dawkins qui a escrito um livro contra Dio; mesmo sendo um ateu convicto non se pode negar as maravilha da cultura religiosa católica.
Num mondo de multa violência e ódio, onde a gente ouve falar de barbaridade increíbile, é sempre um momento de êxtase divino, cuando se lê questa passage do Novo Testamento, em qui Gesu oferece a outra face a su agressore. Nada de revidar. Nada de gerar mais violência. Non: ele dá a otra face. Encerra em si a agressione. Mais que isso: provoca no agressor um constrangimento, um sentimento de inteligência desperdiçada.
O Sermão de la Montanha é otro momento de dignidade da espécie humana. O signore qui non acredita em nada, qui acha qui foi a química que a criado os bicho, as árvore e a natura; a signora qui a esquecido de Dio; per favore, pára um momento e lê as página do Sermão de la Montanha.
Oggi, se fala multo em inclusione, em um mondo menos desiguale e giusto, devo lembrare qui, há 2 mille anni atrás, Gesu já escrevia um dos grand texto da inclusione de tutto os tempo. Ele chama os pobre de espírito, os qui tem fome e sede de giustiça, os qui sofre perseguição, aquele qui chora. Ele inclui tutta a gente. Non esquece nensuno.
Cuando Gesu fala qui son bem-aventurado os qui chora, perche serão consolado, io penso no sofrimento de Nossa Senhora qui a visto su filho ser crucificado e morto. Non perche tinha cometido um crime, uma atrocidade. Non, nada disso. Ele a sido morto, perche pregava a pace, a tolerância, a solidariedade. Isso os homem non podia perdoar. Imagina o sofrimento daquela mamma, diante da cruz. Impotente diante da força e da barbárie.Então, nesse giorno 12 de outubro, de Nossa Senhora, e dos bambini, io faço mia homenage àquelas mãe qui perdero seus filho, vítima da violência; àquelas mãe qui estão com seus filho doente; àquelas qui sente saudade; àquelas qui chora, sozinha, no escuro da notte.

Nenhum comentário: