sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

O ladrone

Otro giorno desses me apareceu lá em casa o Del Vecchio. É um vecchio amice mio, qui trabalhou muitos ano em um emprego de grand responsabilidad. Antes de se aposentá, ele transportava as pessoa de Santos a Jundiaí pela estrada de ferro.
Devo dire qui o Del Vecchio é uma pessoa de bom coração e honestidade acima de tutta a prova. O problema é qui io a desconfiado do Del Vecchio. É vero. É uma confissão qui io faço. Desconfiei dele, perche otro dia qui ele foi me visitá o queijo gongozola qui io tinha comprado no mercado sumiu da mesa.
Foi só o Del Vecchio chegar em casa, qui o gorgonzola desapareceu. A signora sabe qui me vóglia comer uns pedaço de queijo acompanhado do saboroso vino, qui o mio amice Rocco faz no fundo da casa dele. O gorgonzola é um queijo speciale, azulado, cremoso, com aquele odor característico forte. Uns pedaço de gorgonzola, regado no azeite italiano; uma bela de uma taça de vino e no me precisa mais pro mio fim de tarde se tornar speciale.
Assi, io estava na cozinha, naquele momento de preparar o gorgonzola, cuando toca a campainha e é o Del Vecchio, qui vem me visitar. A gente trocou umas palavra. Io fui no banheiro rapidamente e na volta o gorgonzola tinha desaparecido. Estava lá e agora tinha sumido.
“Del Vecchio”, io perguntei, “qui você me fez com o gorgonzola?” “Qui gorgonzola, Beppo?”; “O gorgonzola qui estava na mesa agora há poco. Foi só você chegar qui ele a desaparecido da cozinha...”
O Del Vecchio ficou multo bravo. As orelha dele ficaro vermelha qui parecia de fogo. Ele nem conseguia falar de tão nervoso qui estava. “Você acha, Beppo, qui io sair de casa pra mangiare tutto o seu gorgonzola?”
E saiu me batendo os pé no chão. Era uma amizade de 30 anni qui saía pela porta da rua. Io non lamentei, perche tinha certeza qui o maledetto tinha me comido o gorgonzola.
A signora non vai acreditá, mais foi na sexta-feira qui io a comprado lá na Marechal Deodoro otro gorgonzola. Deixei ele em cima da mesa; sair da cozinha; e aí me lembrei de alguma cosa qui me fez voltar.
Cuando entrei peguei o mio cachorro com as pata em cima da mesa e o focinho a um centímetro do queijo. Foi o tempo de dar um pulo e salvar o gorgonzola dos dente do Verdi (é esse o nome do disgraciato). O tempo de bater os olho, qui um belo de um pedaço de queijo quasi ia era triturado pelo cani.
O Verdi é um pastor preto. Um grand caçador de rato. Belíssimo. Imponente.Managia mia, qui agora io entendi perche ele me caça os rato. O maledetto non quer dividir o queijo. Ele quer roubar sozinho. Podia até ser juiz de futebole.

Nenhum comentário: